Estudos Biblicos


O ESPIRITISMO, À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS


Pr. Eber S. Jamil 
Material original de God Page


Dt 8.9-15 
Urge estudarmos sobre o espiritismo. Pois o nosso País é considerado o maior reduto espírita do mundo. E onde ocorre o sincretismo, principalmente, das religiões: africanas, indígenas e católica. Cerca de 70% dos católicos brasileiros são freqüentadores de Centros Espíritas. Cada “santo” católico tem a sua entidade espírita correspondente.
O trecho bíblico acima afirma que: quem ouve ao espiritismo não está ouvindo a Cristo, e quem ouve a Cristo não ouve ao espiritismo. 


PARTE 1 – BREVE HISTÓRICO DO ESPIRITISMO


Primeira sessão espírita – Gn 3.1


1. As sessões espíritas são feitas com estes elementos: médiuns, demônios ou guias e assistentes. 
2. Cananeus, egípcios, babilônicos, romanos e gregos. 
3 As irmãs Margareth e Katie Fox de 11 e 9 anos de idade, respectivamente. Tiveram contato com o pseudo espírito de Charles Rosna. Após grande divulgação na mídia as irmãs tentaram desfazer as crenças que haviam difundido. Katie em 10/10/88 durante uma entrevista disse: Tudo sem exceção foi fraude. 
4. Alan Kardeck começou seu movimento em Abril de 1956 na França. Seu verdadeiro nome é Hippolyte Léon Denizard Rivail. Tomou o pseudônimo pois acreditava ser a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Ele introduziu a idéia de reencarnação no espiritismo.


PARTE 2 – TESES ESPÍRITAS À LUZ DAS ESCRITURAS SAGRADAS


1. Deus existe, mas está longe demais, e só se manifesta por meio de intermediários, que são os espíritos-guias. Sendo assim Deus é inatingível


Refutação Bíblica: 
Deus condena à prática da mediunidade que consulta espíritos-guias e mortos – Lv 19.31, Lv 20.6 e Is 8.19 e 20.
Deus nos exorta a não ouvir espíritos enganadores – I Tm 4. 1 e 2, Gl 1.8 e II Co 11.14.
Deus nos busca, quer comungar conosco e nos é acessível através de Jesus Cristo – Is 55. 6 e 7; Is 59. 1 e 2; Jo 1.14, 4.23, 14.6-11, 14.23 e Hb 1.1. 


2. Possibilidade de comunicação de mortos com vivos. E ainda pregam o valor das preces pelos mortos e espíritos sofredores.


Refutação Bíblica: 


Como temos ensinado o espiritismo tenta dar respostas para problemas embaraçosos por meio da magia e invocação de espíritos. E um desses problemas é a morte. Muitas pessoas iludidas tentam se comunicar com o avô, pai, filho e etc. 


A consulta aos mortos está proibida nas Escrituras – Dt 18.10-12 e Is 8.18 e 19.
Os mortos não sabem o que acontecem na terra – Ec 9.5 e 6, Sl 88.10-12 e Is 38.18 e 19. 
Os mortos não podem ajudar os vivos – Lc 16.19-31


A vida no porvir é conseqüência da nossa decisão na terra.


Se fosse possível que o espírito dum falecido pudesse ajudar os vivos, Deus teria permitido que Lázaro ou o próprio homem rico, ou melhor, o pobre homem rico ajudasse seus parentes.


Tudo quanto o homem precisa a saber para sua salvação está registrado nas Escrituras.


É impossível minorar o sofrimento de um ser humano condenado eternamente.


Os vivos não podem ajudar aos mortos (Hb 9.27, Jo 3.18 e 19 e Es 12.7) 


Os mortos não podem se arrepender. Aquele que se arrepende abandona o pecado e volta para Deus. Os mortos não podem fazer isto. Como poderá um espírito arrepender-se de praticar o mal, se ele não tem condição de praticá-lo? 


3. Reencarnação


É a crença no retorno do espírito à vida terrena, em um corpo humano, ora para purificar as más ações na vida anterior, ora para cumprir uma missão especial. Seria um meio de purgar os pecados e evoluir moralmente e espiritualmente. Sendo o número de reencarnações sem limites definidos. O espiritismo classifica os espíritos em quatro categorias: imperfeitos, bons, superiores e puros. Podendo o espírito galgar sozinho as “categorias espirituais” através das boas ações e sucessivas reencarnações. — 


Refutação Bíblica: 


Essa tese tenta anular o valor do sacrifício de Jesus. Se o homem pode reencarnar-se porque Jesus morreria por nossos pecados? A reencarnação é mentira do diabo. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo – Jo 3.29, Mt 20.28, I Pe 2.21-25, II Pe 2.1 e Cl 2.14.
A Bíblia declara claramente que quando o homem morre só duas coisas acontecem: o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus (Ec 12.7).
A Bíblia declara claramente, também, que ao homem está ordenado morrer uma só vez (Hb 9.27).
A Bíblia declara claramente, também, que a salvação só se alcança mediante a fé, e nunca meritoriamente. Jo 3.16, At 16.30 e 31 e Ef 2. 8 e 9.
Os espíritas tentam dar um sentido bíblico a doutrina da reencarnação. (É bom lembrar que estes não aceitam a inspiração divina da Bíblia mas usam-a apenas ao seu bel-prazer) Lançam mão do capítulo 3 de João para dizer que Jesus ensinou sobre a reencarnação. Usam a versão do Padre Antonio Pereira de Figueredo que no versículo 3 traduziu: “...renascer de novo”. Enquanto em nossa versão está escrito: “...nascer de novo”. Ora, o padre tradutor cometeu uma tremenda redundância. E ainda fica claro que Jesus não falou de um novo nascimento carnal, mas sim, da necessidade de um nascimento espiritual. Vejamos: Jo 3.3-8 e Jo 1.12 e 13. 


Kardeck no “Evangelho segundo o Espiritismo”, um dos seus livros, afirmou que o “Espiritismo não ensina nada contrário ao ensinamento de Cristo, mas o desenvolve, completa e explica o que foi dito sob forma alegórica”. Partindo desse princípio, o espiritismo julga ser, ele próprio, a “terceira revelação”. Nós temos visto justamente o contrário neste estudo. O espiritismo adultera a Bíblia ao seu bel-prazer e vai contra o que Jesus ensinou. E nesse “espírito adulterador” afirmam que João Batista é a reencarnação de Elias (Ml 4.5 e Mt 17.10-13). 


Refutação Bíblica:


Elias não poderia ter reencarnado porque não morreu mas foi arrebatado (II Rs 2.11).


Se João Batista fosse a reencarnação de Elias, aquele que teria aparecido no monte da transfiguração, deveria ser João Batista e não Elias (Mt 17.1-3). Pois de acordo com a doutrina espírita: a última pessoa reencarnada é que deve aparecer. 


A Bíblia fala que João Batista teve um ministério parecido com o de Elias (Lc 1.17). Este versículo será completamente esclarecido se comparado com a história de Elias e Eliseu (II Rs 2.9-15).


Os judeus não criam em reencarnação, e sim na ressurreição dos mortos (Lc 9.7-8 e Mc 6.14-16).


João Batista disse claramente que não era Elias (Jo 1.21). 


A tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo (ao mostrarmos que a reencarnação não existe, todo pensamento espírita perde o sentindo de ser). Baseando-se nesta doutrina, muitas outras teses espíritas são formadas. Vejamos algumas: 


A existência de outros mundos


Os espíritas crêem que existem outros mundos onde habitam os espíritos em vários estágios de evolução espiritual. Conforme o “aperfeiçoamento”, os espíritos são transferidos para mundos diferentes. Usam João 14.2 como base bíblica. Fica claro que a referência de Jesus a muitas moradas é para dar a idéia da amplitude do céu. 


A Bíblia ensina que existem dois destinos finais para os que morrem: Céu e inferno. Enquanto os espíritas dizem que o inferno é aqui mesmo. (Mt 13.38-43, Jo 3.18, Lc 23.43 e Ap 21.8). 


Jesus foi um espírito evoluído


O espiritismo nega a divindade de Jesus alegando que este era um espírito em alto grau de desenvolvimento. A Bíblia não deixa dúvida que Jesus é o filho de Deus que se tornou carne para ser o substituto da raça humana cravando os pecados da mesma na cruz (Mt 1.23, Mt 16.15-17, Jo 1. 1 e 14, Jo 10.30, Jo 14.7-11 e I Pe 2.24). Estamos vendo que a tese da reencarnação é a principal doutrina do espiritismo e que outras doutrinas dependem deste para ter algum sentido. Continuaremos a estudar sobre doutrinas espíritas que partem do princípio que a reencarnação existe.


Os anjos são espíritos evoluídos – No livro O Céu e o Inferno, Kardeck afirmou que: “os anjos são almas de homens chegados ao grau de perfeição que a criatura comporta, fluindo em sua plenitude a prometida felicidade." 


Por sua vez a Bíblia, a Palavra de Deus, afirma que anjos são anjos e homens são homens. Ou seja, são duas criações distintas de Deus. Vejamos resumidamente o que a Bíblia fala sobre anjos. 


- Os anjos foram criados por Deus (Ex 20.11, Ne 9.6 e Cl 1.16) e já existiam quando o pecado entrou no mundo. Tanto que após a queda de Adão e Eva, foram investidos da missão de guardar o caminho que conduzia à árvore da vida (Gn 3.24). 


- Eles são mensageiros e ministros de Deus (Hb 1.14, Sl 91.11 e Sl 34.7). E é bom dizer que a Bíblia não nos autoriza a orar pedindo anjos e condena terminantemente o culto dirigido aos mesmos (Cl 2.18 e Ap 22.8 e 9). 


O diabo e os demônios são vistos como espíritos inferiores


Os espíritas não crêem na existência do diabo e dos demônios, esses são vistos como símbolos de todos os espíritos imperfeitos que não alcançaram o desenvolvimento. Alziro Zadur, renomado espírita brasileiro, afirmou que: “Satanás é nosso irmão, por quem devemos orar, uma vez que poderá entrar novamente no círculo de evolução espiritual e tornar-se um espírito perfeito e puro.
Por sua vez, a Bíblia mostra que o diabo e os seus demônios foram anjos que se rebelaram contra Deus. E por isto foram expulsos do céu (Is 14.12-17, Ez 28.13-17 e Jd 6). E que estão condenados para todo sempre aguardando a execução da sentença (Jo 16.11, Lc 10.18, Jo 12.31, Cl 2.14 e 15, II Pe 2.4 e Ap 20.10). 


4. Fora da caridade não há salvação


O espiritismo prega que a salvação é adquirida pelo esforço humano. Pregam que através da reencarnação e da prática de caridades o homem conseguirá a salvação. Enquanto as escrituras mostram que a salvação é dom gratuito de Deus que é recebida pela fé. Rm 3.10-12 e 23-28; Ef 2. 8 e 9 


PARTE III- SUBDIVISÕES DO ESPIRITISMO


No espiritismo existem várias ramificações mas em sua essência é a mesma. Crêem na possibilidade de comunicação com os mortos, na capacidade do homem de conseguir a salvação por seus méritos e crêem na prática da adivinhação. Ou seja, existem muitos ramos mas esses pertencem a mesma árvore. Para cada gosto há uma roupagem diferente. Vejamos essas ramificações: 


Espiritismo comum - Normalmente nessa classificação estão incluídas as práticas dedicadas a adivinhação como: quiromancia (adivinhação pelo exame das linhas das mãos), cartomancia (adivinhação pelas cartas de jogar), grafologia (um ramo desta adivinha através da escrita), hidromancia (adivinhação por meio da água) e astrologia (adivinhação através dos astros). 


Baixo espiritismo – É o resultado do sincretismo da religião dos africanos, religião dos índios, religião católica, religião kardecista e práticas do ocultismo. Estão nessa classificação o vodu, candomblé, umbanda, quimbanda e macumba. 


Espiritismo científico - É também chamado de “alto espiritismo”, “espiritismo ortodoxo” ou “espiritualismo”. É a prática espírita elitizada e racionalista. Normalmente não se apresenta como uma religião. E muitas vezes se manifestam como uma “sociedade”, como por exemplo a LBV (Legião da boa vontade) fundada pelo já falecido Alziro Zarur, hoje dirigida por Paiva Neto. Estão nessa classificação o teosofismo, o esoterismo e o kardecismo. 




PARTE IV – ADVERTÊNCIAS BÍBLICAS 


Deus é uma veloz testemunha contra os feiticeiros – Ml 3.5 
Trazem consolações vazias – Zc 10.2 
É ilusão – At 8. 9 e 10 
É fonte de lucro – At 16.16 
Não consultar os astros – Is 47.13 
É obra da carne – Gl 5.19-21 
Não entrarão no céu os feiticeiros e idólatras – Ap 21.8 e 22.15 




Simão Mago: O Protótipo do Falso Convertido

Publicado em 9/9/2008

Pr. Ron Riffe
www.espada.eti.br


"Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."
 [Mateus 7:20]

No capítulo 8 do livro dos Atos, temos um relato muito interessante do homem normalmente chamado de "Simão Mago". Ele nos é apresentado por Lucas, o "médico amado", o autor humano do livro Atos dos Apóstolos. A partir do verso 5, lemos o seguinte:

"E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. E havia grande alegria naquela cidade."

"E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas. Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.


Lucas informa que Simão exercera anteriormente a "arte mágica" e sabemos, a partir dessa descrição, que ele tinha conexão com o "magos" babilônios. Os magos eram uma seita secreta de "homens sábios" que encontramos na Babilônia ao tempo do profeta Daniel e também eram membros do grupo que visitou o menino Jesus, seguindo a "estrela de Belém". Eles eram conhecidos como seguidores de uma seita chamada Zoroastrismo, e praticavam a astrologia, a adivinhação e outras práticas ocultistas numerosas demais para mencionar, e eram, portanto, homens ocultistas. [Apenas como observação, acho fascinante que Deus tenha usado esses instrumentos do Diabo para oferecer ouro, incenso e mirra como presentes ao "menino Jesus" - presentes caros que propiciaram os meios para José e Maria fugirem para o Egito com o bebê quando o rei Herodes tentou matá-lo!] Esses magos consideravam-se "adeptos", ou especialistas, no campo das artes mágicas e, aparentemente, criam que existiam diversos níveis desse conhecimento - levando até aos "mestres elevados". Muitas das religiões do mundo consideram Jesus Cristo como um mestre elevado no mesmo plano que Maomé, Buda, Confúcio, Visnu, etc., mas apesar disso apenas um homem, e não o próprio Deus em forma de homem.

Lendo comentários e dicionários bíblicos referentes a Simão, vemos que na verdade ele se mostrava ao povo de Samaria como se fosse uma deidade! Uma ex-prostituta chamada Helena era sua assistente constante, e sua assim chamada "primeira idéia divina", enquanto o povo de Samaria e de Roma [posteriormente] o considerava como um deus. Achamos essa alusão nos versos 9 e 10. Assim, o ponto que quero deixar claro é que Simão conhecia melhor o plano e o programa do Diabo que o homem comum nas ruas. Isso nos ajuda a compreender sua profunda admiração quando Filipe veio à cidade e começou a operar milagres por meio do poder do poder do Espírito Santo, que fazia a magia de Simão parecer amadorismo; julgando por suas ações subseqüêntes, parece que ele concluiu que Filipe era um adepto mais avançado do que ele - talvez até um mestre elevado! Observe que o verso 13 diz "creu até o próprio Simão" - isto é, ele aderiu, acreditou e confiou no ensino de Filipe..." A tradução aqui sugere que Simão obviamente creu no ensino de Filipe, mas não na salvação em Jesus Cristo. Observe que após ser batizado, ele "ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito."

Agora, se terminássemos a história neste ponto, sem dúvida muitos diriam que, como Simão creu e foi batizado, ele tornou-se um cristão (e, a despeito da evidência em contrário, alguns ainda acreditam nisso). No entanto, essa inferência está baseada em uma evidência incompleta - e extremamente duvidosa, em vista dos eventos posteriores. Na verdade, se olharmos para os relatos do ministério terreal do Senhor, encontramos diversas ocasiões em que ele curou as pessoas, restaurou a visão aos cegos, ressuscitou os mortos, e realizou muitos outros milagres. No entanto, se lermos atentamente os relatos, em muitos desses casos, não há nenhuma menção que a salvação individual foi obtida; no entanto, muitos pastores rotineiramente insistem em espiritualizar e dizer que as pessoas também foram salvas! Bem, essa é uma conclusão baseada em uma total falta de evidência e não deveria ser adotada. Somente Deus sabe se aquelas pessoas também foram salvas ou não e, se não é mencionado especificamente, não devemos fazer acréscimos à Palavra de Deus!

Voltando à Simão, e acompanhando a narrativa nos versos 14 até 24:

"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade. Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim."

Quando Simão observou os apóstolos impondo as mãos sobre os crentes para que recebessem o Espírito Santo, suas verdadeiras intenções vieram à tona imediatamente. Shazam! Aquilo era magia poderosa e ele também precisava tê-la; custasse o preço que custasse! Assim, ele fez um grande erro e tentou oferecer dinheiro em troca do "segredo" daquela capacidade sobrenatural. E, como sempre acontecia, Pedro foi o primeiro a falar. E, ele disse exatamente aquilo que Simão precisava ouvir! Sem hesitação, ele disse a Simão que poderia pegar seu dinheiro e ir para o inferno! A maioria dos pastores receia em adotar nessa interpretação, mas basicamente foi isso que Pedro lhe disse. Assim, por que Pedro faz essa repreensão tão condenatória - que nos deixa literalmente admirados? Evidentemente, o Espírito Santo o motivou a proferir aquela repreensão, pois Simão Mago não era um cristão genuíno e suas ações provavam isso. Observe atentamente que não há indicação que Simão arrependeu-se de suas ações ou intenções. Sua única resposta foi um pedido para que eles orassem a Deus para que nada daquilo que Pedro disse viesse sobre ele. Essa é a última vez que ouvimos de Simão nas Escrituras.

A história secular registra por meio de vários autores e historiadores da época, que Simão e sua assistente Helena, partiram para Roma, onde ele continuou a praticar suas artes mágicas e fundou uma seita. Essas ações parecem naturais de quem tenha sido salvo realmente? Alguns podem dizer, com base no verso 13, em que lemos que "Simão creu". As Escrituras não dizem, em Marcos 16:16, que "quem crer e for batizado será salvo"? Simão creu e foi batizado, de modo que como dizemos que ele não era salvo? Bem, para os principiantes, precisamos deixar claro que a crença precisa ter um objeto e, no caso dos cristãos genuínos, esse objeto é Jesus Cristo. Simão creu - mas o objeto da sua fé não foi Jesus Cristo, conforme ficou evidenciado por suas ações e pela severa repreensão de Pedro. O objeto de sua fé aparentemente foi o ensino e os milagres de Filipe, como indicado no verso 13 - e esse tipo de crença não salva uma alma.

Em Mateus 7:15-23, o Senhor faz alguns comentários contundentes sobre os falsos profetas e dá instruções sobre como podemos detectar esses impostores, mas essas instruções também se aplicam àqueles que não são cristãos genuínos. Começando no verso15, lemos:

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

Aqui o Senhor nos diz como detectar os falsos profetas, ou também qualquer profissão de fé que não seja genuína. Um filho de Deus, realmente nascido de novo tem o Espírito Santo residindo dentro dele e é impossível de esconder! Em algum grau, mesmo no cristão mais carnal e desviado, a presença do Espírito Santo se manifestará na forma de amor, alegria, paz, longanimidade, etc. - todos os quais são o "fruto do Espírito" mencionado em Gálatas 5:22. A macieira produz maçãs e o Espírito Santo produz "fruto" na vida dos seus filhos. A conclusão óbvia que precisamos tirar daqui é que "se não há fruto - é porque não há raiz!" Se observarmos as vidas daqueles que dizem serem líderes cristãos, ou simples cristãos ouvintes "que sentam nos bancos" e não pudermos discernir a presença do Espírito Santo, precisamos ter muita cautela com eles. Certamente, podemos estar enganados na nossa avaliação espiritual dos outros, de modo que não devemos nos colocar na posição de juizes das outras pessoas, mas ao mesmo tempo a Palavra de Deus nos ensina a discernir essas questões. Em outras palavras, não receba alguém como irmão ou irmã em Cristo e estabeleça um relação de confiança com eles, com base unicamente na profissão de fé que fazem. Algumas pessoas professam a Cristo erradamente e pensam que são salvas, enquanto outras fazem isso falsamente, por razões que normalmente envolvem ganho pessoal (como aparentemente foi o caso com Simão).

Deus nos deu um cérebro e espera que façamos bom uso dele! 1 João 4:1-3 diz o seguinte:

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."

Como os registros seculares das atividades de Simão são superficiais, para dizer o mínimo, não sabemos exatamente quanta vergonha ele trouxe ao nome de Cristo, mas temos certeza que foi uma quantidade considerável. A Bíblia nos diz como ele foi bem sucedido em conquistar a atenção dos samaritanos e parece que conseguiu fazer a mesma coisa em Roma. No entanto, a diferença foi que em Roma, ele mais ou menos se encondeu atrás de uma máscara de pseudocristianismo, o que tornou sua magia ainda mais sórdida. O Diabo sabe o que está fazendo e é um especialista em usar a natureza humana contrá nós mesmos. Sua principal arma é a enganação e sempre que puder utilizar uma de suas "toupeiras" para alastrar falsos ensinos ou causar desordem no corpo de Cristo, ele alcançou seus objetivos - provocar Deus! Nossa responsabilidade como cristãos é estar alertas contra aqueles que são lobos disfarçados de ovelhas e fazer tudo o que pudermos para evitá-los, e alertar os outros crentes. As ovelhas estão indefesas sob a melhor das circunstâncias, mas certamente não queremos ajudar os lobos, agindo de forma mais estúpida do que realmente somos.

Agora, voltando ao texto em Mateus 7, quero enfatizar que precisamos estar sempre de guarda contra o que chamo de "pregadores bem sucedidos". Você sabe o tipo ao qual estou me referindo - aqueles grandes evangelistas, que são constantemente requisitados, ou que pastoreiam igrejas com milhares de membros (mas também algumas menores). Geralmente são chamados de "pastores titulares" porque têm grandes equipes de outros pastores e ministros, responsáveis pelas atividades rotineiras da igreja. Normalmente, recebem polpudos salários e são considerados como os homens (e agora também mulheres!) mais respeitáveis em suas comunidades. Todo mundo fala bem deles e suas congregações "os amam até a morte" Você percebe que aquilo que acabo de descrever tornou-se a posição ideal almejada pela maioria dos pastores hoje em dia? Grandes congregações, grandes entradas e uma multiplicidade de programas para todos os membros da família - mais números sempre crescentes de batismos atestam o sucesso dos ministros do evangelho! Vamos lá, admita - você sempre pensou dessa forma. Certo?

Mas, e se eu lhe disesse que a probabilidade é muita alta que um número significativo desses indivíduos sejam clones de Simão Mago e, na operação de suas "mágicas" são tão contrários à causa de Cristo quanto era Simão? Heresia, você diz? Posso lhe mostrar que um pastor (ou qualquer outro cristão) que realize seu trabalho no poder do Espírito Santo será literalmente odiado pelo mundo e não receberá tapinhas nas costas? Leia o que o Senhor teve a dizer em João 15:19:

"Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia."

Assim, quando vejo qualquer crente professo - especialmente pastor - recebendo as boas-vindas, com amizades com o mundo não-salvo em torno dele, imediatamente fico muito desconfiado, e você também deveria ficar! Mas não me entenda mal, pois não estou dizendo que todo pastor de igreja grande, e que seja muito requisitado, seja falso e seja um instrumento do Diabo.

O que estou dizendo é que muitos deles são! Pelos seus frutos os conhecereis. A filosofia neo-evangélica dos "métodos" invadiu a vasta maioria das igrejas como uma onda gigante. Em nome do evangelismo, as igrejas tornaram-se centros de entretenimento para garantir que as grandes multidões sejam atraídas para "ouvir o evangelho". Em seguida, essas igrejas provêem a carne em toda oportunidade, em um esforço de fazer as multidões voltar. A adoração formal a Deus foi abandonada e substituída pelos "serviços contemporâneos de adoração" - em que as pessoas são encorajadas a vestir roupas esportivas confortáveis para que os visitantes (os perdidos) sintam-se à vontade e queiram voltar.

A música do mundo foi adotada porque "o pessoal jovem" gosta dela e é mais familiar e menos formal para os visitantes. O satanista Anton LaVey acertou em cheio no que se refere ao uso da música Rock com letras cristãs nas igrejas. Leia com atenção: "Muitas igrejas, inclusive algumas das maiores congregações, têm a música mais sensual, com palmas - também satanicamente inspirada. Afinal, o Diabo sempre teve as melhores melodias." [A Bíblia Satânica, pg 49] Obrigado, Anton, nós mesmos não poderíamos ter dito melhor!

Que Deus nos ajude!! Um serviço de adoração, por definição, deveria ter o único propósito de adorar ao Deus Todo-Poderoso e expressar nosso amor e gratidão a ele. O pastor - com base nas ações dos pastores da igreja primitiva - deve pregar um sermão que desafie e que eleve a congregação, com o sincero desejo que ajudará as pessoas a enfrentar os problemas que terão na semana entrante. O sermão também tem o propósito de educar o povo na Palavra de Deus, para que haja crescimento espiritual. Novamente, reitero que o propósito de um serviço de adoração deve ser de nós para Deus - oferecendo o que temos de melhor e, de forma reverente, agradecer a ele por todos os seus benefícios. A música que oferecemos como louvor deve ser da mais alta qualidade e as palavras de acompanhamento devem ser espiritualmente similares à qualidade da música. Nosso traje e nosso comportamento também devem estar de acordo com o privilégio solene, porém alegre, que temos de poder nos reunir para a adoração. Todos deveríamos lembrar que estamos na presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores quando participamos de um serviço em sua honra.

Assim, com esses pensamentos em mente, como você acha que Deus vê nossas desculpas para uma adoração relaxada, descontraída e com música mundana? Você teria a audácia de comparecer diante do trono nos céus e apresentar-se diante de Jesus Cristo vestindo calças jeans e uma camiseta, se tem roupas melhores e mais formais no seu guarda-roupa? Talvez você não perceba isso, mas está demonstrando desrespeito a Deus quando sua "adoração" é oferecida com esse tipo de atitude. Pense nisso!

Os pastores infectados pelo vírus neo-evangélico são os principais culpados por essa revoltante degradação, que procura satisfazer a carne. Em vez de manter os padrões de adoração que tinham uma base bíblica e séculos de precedentes antes deles, optaram por métodos que sabem que produzem resultados. Há um ditado que diz, "Nada produz tanto sucesso quanto o próprio sucesso." As pessoas vão naturalmente para onde há "luz e calor - para onde há ação". A natureza humana é altamente previsível e é por isso que os vendedores estudam truques psicológicos que comprovadamente funcionam. E, é um fato bem conhecido que o entretenimento (em todas as suas formas) atrai e mantém a atenção do público. Portanto, foi somente um passo para que os homens adotassem técnicas comprovadas de vendas para anunciar a Cristo! Lembra-se de como Simão atraiu e mantinha a atenção dos samaritanos? Os "Simões" modernos estão envolvidos na mesma atividade - cativando as pessoas de todas as formas possíveis, pois a natureza humana diz que os próprios números atuam como um ímã para mais pessoas.

Mas não devemos mesmo usar todos os meios disponíveis para fazer as pessoas ouvirem a mensagem do evangelho? Permita-me responder a essa pergunta fazendo outra: Você pode me mostrar na Bíblia pelo menos um exemplo em que o Senhor ou algum de seus discípulos fizeram isso? A coisa mais próxima que encontrará é que o Senhor enviou "batedores" na frente dele às cidades e aldeias de Israel para proclamar que o Messias estava chegando. A mensagem sobrenatural do evangelho dirigida pelo poder do Espírito Santo sempre atrai aqueles que Deus quer que ouçam a mensagem.

Os métodos de Simão garantem absolutamente uma colheita abundante de joio no meio do trigo!

Em geral, as igrejas atualmente estão compromissadas com planos, programas e métodos - mas pouco com o Espírito Santo, conforme evidenciado pela contínua rotatividade dos membros em algumas, e decréscimo em outras. A mensagem de Deus está sendo substituída pelos métodos do homem.

Se você participa de uma igreja, vai com a expectativa de dar ou de receber? Se está dentro da média, provavelmente admitirá querer "receber uma bênção". Entretanto, a mensagem do Senhor é que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Quando entramos em um serviço de adoração, devemos ter o propósito de render graças e louvor a Deus por todo seu amor e por suas bênçãos sem medida - para não mencionar nossas ofertas financeiras em proporção com aquilo que ele nos tem dado. Não devemos ir ao serviço para receber gratificação carnal por meio de um sermão cuidadosamente preparado, que objetiva produzir uma resposta emocional das pessoas, nem por uma extravagância musical com dança ou batidas dos pés no chão! Nossas casas de adoração estão sendo depreciadas por meio do uso de métodos para agradar a multidão e a falta de um reavivamento genuíno, enviado pelos céus, e promovido pelo Espírito Santo entre o povo de Deus, é um lembrete constante desse fato.

Como pai e agora avô, aprendi que a maioria das crianças gosta de doces! Se eu lhes oferecer a opção de escolher o que querem em uma refeição, a sobremesa provavelmente será a primeira prioridade. Essa pequena característica da natureza humana nos faz rir, mas é um fato soberbo compreender que nunca superamos esse desejo pelo prazer. Se puder escolher, a vasta maioria de nós sempre optará por aquilo que dê satisfação, em vez de escolher o trabalho e as dificuldades. Os "Simões" deste mundo sabem disso, e lenta e furtivamente incorporaram as "coisas agradáveis" do cristianismo em uma mistura de fervor evangelístico que agrada as multidões, música e programas "para todos os membros da família". Qual cristão genuíno não fica emocionado ao ver almas serem salvas para Cristo? Quem não gosta de uma música que mexa com a alma? Quem não gosta de participar de atividades cristãs na igreja local?

No entanto, você já observou que a maior parte do Novo Testamento dedica-se à instrução doutrinária e à ética dos santos e não ao evangelismo? A música, quase nunca é mencionada no Novo Testamento e, embora seja uma parte importante do serviço de adoração, e sejamos instruídos a entoar cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça no nosso coração, não recebe ênfase principal. Os programas para todos os membros da família são também uma estratégia iniciada no século XX e era desconhecida até então. O que estou tentando dizer? Muito simples, a maioria das igrejas hoje está se especializando em sobremesas e não está oferecendo carne nem legumes. O treinamento do povo de Deus em doutrina e na vida santificada, mais história da igreja cristã - recebe prioridade muito baixa, se é que chega a ser ministrado! O estudo sério da Bíblia, livro por livro, versículo por versículo, é raro de ser visto, e mesmo nos casos em que é enfatizado, a maioria dos pastores evita certas doutrinas e as passagens difíceis das Escrituras.

Por quê? Porque são doutrinas controversas e podem fazer alguém pensar em mudanças! "Ah, mas não devemos ofender ninguém, pois algumas pessoas podem não voltar mais". O jogo dos números é a principal preocupação e os pastores estão hipnotizados por ele. A maioria de vocês que se senta nos bancos ficaria absolutamente surpresa se soubesse o medo que seu pastor tem de perder o emprego. O rabo está abanando o cachorro, pessoal, e muitos de vocês estão raquíticos espiritualmente por causa disso.

E você, amigo? É um joio falso ou um trigo genuíno?






Aborto: Infanticídio Qualificado

Publicado em 5/10/2006

Pr. Airton Evangelista da Costa
http://www.jornalahoraonline.com.br/capa-pastoral.htm




Qualificado porque premeditado. Os envolvidos sabem com antecedência o dia, a hora, o local e os instrumentos usados na execução das vítimas. E mais: o crime é cometido por motivo irrelevante, contra pessoas inocentes e indefesas.

O Código Penal estabelece pena de um a três anos de detenção para a gestante que “provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque” (Art.123). Para o crime de aborto deveria existir a figura do “homicídio qualificado”, como previsto no Art. 121: (a) por motivo fútil; (b) com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum.

Dependendo do instrumento usado, a criança sofre ou não sofre tortura? Os meios usados são ou não são insidiosos ou cruéis? Consideradas tais circunstâncias, as penas deveriam ser de doze a trinta anos de detenção para parturientes, médicos, auxiliares e diretores dos hospitais envolvidos no crime.

À vista disso, urge que seja alterado o Artigo 123 do Código para atribuir ao aborto a natureza de crime hediondo e, portanto, qualificado. Minha proposta segue em direção contrária à que objetiva descriminar o aborto no Brasil e promover sua total liberação.

Com base na Lei de Deus – “não matarás” -, cujos princípios éticos e morais norteiam as constituições das nações cristãs, não podemos permitir a liberação do aborto. A punição severa, além do castigo no plano divino, é instrumento adequado no combate de tais crimes.

O ventre de uma mulher não pode se transformar num cárcere de horrores. O ser que ali é gerado pelo Autor da Vida não é um condenado à morte; é predestinado à vida – não importa se tenha um dia ou sete meses de existência uterina. Qualquer projeto de liberação do aborto é de origem satânica. O Diabo deseja matar o maior número possível de pessoas. Ele sabe que o homem é a obra-prima de Deus. Como não pode atingir o Criador, descarrega seu veneno contra as criaturas.

’”Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes? (Jo 8.44-46).

Há tempo para os que estão com as mãos manchadas de sangue inocente. Que se arrependam de suas ações criminosas, recebam o Senhor Jesus como Salvador pessoal e livrem-se do tormento eterno. A vida humana, que começa na concepção, não pode ser tratada como uma questão técnica e puramente materialista. É danoso ao homem ignorar os absolutos morais de Deus, como faz a falsa filosofia do pós-modernismo.

A idéia dos materialistas é desvalorizar o ser humano enquanto em crescimento no ventre materno, reduzindo-o a uma questão meramente técnica e funcional. Todavia, o nascituro tem direito à mesma proteção dispensada às pessoas já nascidas. O Estatuto da Criança determina ser dever do poder público assegurar, “com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida da criança, mediante a efetivação de políticas sociais e públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso em condições dignas de existência” (Art. 4º e 7º da Lei 8.069, de 13.07.1990).

As tentativas de legalizar o aborto colidem com esses dispositivos, que enfatizam a necessidade de o Estado propiciar ao bebê nascimento sadio. Daí porque “é assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal” (Art. 8º).

Vejam quanta insanidade! Os legisladores legislam em favor da criança que se encontra em gestação, para que, com “absoluta prioridade”, o período até o seu nascimento ocorra sem qualquer problema. Os defensores do aborto desejam eliminar a criança antes do nascimento. E querem ter o direito legal de promoverem a matança, sob os auspícios do Governo e recursos do SUS. Os abortistas querem eliminar as crianças antes do nascimento; a Lei as protege nesse período.

O Doador da Vida conhece o homem desde a concepção: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr 1.5). Notem que o profeta foi santificado antes de nascer. Os abortistas dizem o contrário: “Antes de sair do ventre, a criança não passa de um conjunto de carne e osso informe e sem vida. Queremos o direito de tirá-la do ventre e jogá-la no lixo”.

Sei o quanto é difícil conter a atual tendência liberalista que despreza os valores éticos e morais. Mas deixo aqui o meu protesto e repúdio por tais práticas, contrárias à vontade do Criador da Vida.

Airton Evangelista da Costa, É pastor-Presidente da Igreja Assembléia de Deus Palavra da Verdade, com sede em Aquiraz – Ceará. www.palavradaverdade.com





SÍMBOLOS DA NOVA ERA

Publicado em 2/19/2006





Existe há séculos uma série de símbolos que são a representações de diversos costumes e crenças. São como logotipos, representação gráfica (desenho, letras, etc) usado pelas empresas atuais que ao vê-los logo reconhecemos.

A maioria das pessoas que utiliza esse sistema simbólico está ligada à música e aos meios de diversão em geral, com destaque aos grupos de Rock (Metal), que fazem de suas vestimentas e capas de discos, os mais eficientes veículos de divulgação dessa simbologia.

Veja abaixo alguns exemplos:


Anarquia

O movimento prega a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema. Declara a anarquia do inferno a essas organizações que resistem à adesão universal.


Ankh ou "Cruz com laço", "Cruz egípcia"...

Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Também é conhecido por bruxos como a "Cruz Ansata", utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação.

Todo faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade.

Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como "a chave dos portões que separam a vida e a morte", já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento.


Arco-íris

É o símbolo principal da Nova Era, mas apresentado só a metade! Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal", que é Lúcifer. Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer. Na Bíblia, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.


Besouro

Símbolo que mostra que a pessoa que usa tem poder dentro do satanismo.


Borboleta

A borboleta é o símbolo próprio dos adeptos da nova era ou dos "aquarianos". Como a lagarta entra no casulo, transforma-se e sai em forma de borboleta, assim a humanidade passa de uma era antiga, transforma-se em todos os sentidos e entra na nova era.


Cabeça de bode

É um símbolo de zombaria, contrário ao cordeiro de Deus "Jesus".


Casal Transpessoal

Símbolo do fim do casamento representado pela letra Omega, última letra do alfabeto grego. Os adeptos da Nova Era dizem que o ser humano não deve pertencer a nenhuma família possessiva, mas deve ficar sempre livre para buscar outros parceiros.


Chalice Well (Símbolo celta)

Associado aos poderes mágicos, o chalice well representa o poço do Glastonbury, no fundo do qual estaria escondido o Santo Graal - o cálice usado por Cristo na última ceia. É um objeto da tradição celta mais recente, pois remonta o início da Era Cristã e ao período medieval. Usado como talismã, atrai proteção e facilita a comunicação com os seres elementais - fadas, gnomos, ondinas, silfos, salamandras e duendes. Não há uma divindade associada a esse talismã, porque ele se identifica com o cristianismo (incorporado pelos celtas), não tendo, portanto, uma ligação direta com o druidismo nem com a mitologia celta primitiva.


Chifre

Usado em colares, pulseiras, brincos, etc. Simboliza o afastamento de fluídos negativos (mal olhado, olho gordo...).


Circulo

O movimento cíclico do Universo e das energias. Representa toda forma de força cíclica, seja corpórea ou universal ininterrupta.


Cruz Celta

Associada à coragem e ao heroísmo, a cruz celta ajuda a superar obstáculos e a conquistar vitórias graças aos próprios esforços. Atrai reconhecimento, fama e riqueza, mas essas bênçãos só são garantidas para quem trabalha com afinco e dedicação. Por isso, a cruz celta também concede força de vontade e disposição. A divindade relacionada a esse talismã é Lug, o Senhor da Criação na mitologia celta.


Cruz com laço

Simboliza o desprezo da virgindade, troca da parceiros conforme a escolha pessoal. A NE ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos "deuses" promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.


Cruz Satânica ou Cruz da confusão

O nome por si já diz o que significa, qual o seu uso, e o objetivo do porque usa.


Cruz suástica

Para o Movimento Nova Era simboliza o movimento cósmico. É bem conhecida sua conotação com a pessoa de Adolf Hitler e seu movimento nazista que dizimou milhões de seres humanos na Segunda guerra mundial. É conhecido, também no Brasil e em outras partes do mundo, o renascimento deste movimento nazista. A cruz suástica é inspiração de chamberlain, um vidente satânico e conselheiro de Hitler. Foi ele que inspirou a Hitler as idéias de um reino de terror e poder.


Cruz de Cabeça para Baixo

Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era. Simboliza zombaria da cruz de Jesus. Usado também em rituais satânicos.


Estrela de cinco pontas

As duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significa o homem como deus, no lugar de Deus. É símbolo da adoração a Satanás já estabelecida em várias partes do mundo. Alguns conjuntos musicais de "Rock" adoram este símbolo para garantir sucesso.


Estrela de Davi em círculo

É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.


Fita entrelaçada Sem Fim

Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os nova-erinos, envolvendo pessoas ou organizações. É usado para uma melhor obediência entre os aliados do movimento Nova Era.


Lua-estrela

Usados em roupas, adereços, artes e também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.


Mancha

Usada principalmente em automóveis. É uma gota de sangue em zombaria ao sangue redentor de Jesus.


Mão chifrada

Usado por artistas ligados à música (principalmente Rock) e seus fãs. Simboliza invocação ao diabo e louvor em rituais satânicos.


Netuno

Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o "Novo Messias".


Número da besta

Este número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior freqüência possível para representar a Nova era, segundo os ensinamentos da Alice Bailey, suma-sacerdotisa da Sociedade Teosófica.


Olho de Lúcifer

Simboliza o olhar de satanás sobre as finanças do mundo. (ver nota de um dólar).


Olho de Lúcifer

Usado em roupas e outros meios. Simboliza o olho de satanás vendo tudo e chorando por aqueles que estão fora do seu alcance (judeus e cristãos principalmente).


Olho de Hórus

É um outro antigo símbolo egípcio. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar e lunar, e freqüentemente é usado para simbolizar a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.


Pé-de-galinha (Movimento Hippie)

É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "verdadeira" paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. E esse símbolo simboliza a Igreja de Satã nos Estados Unidos.


Pentagrama

É um dos símbolos pagãos mais poderosos e mais populares entre os Bruxos e Magos Cerimoniais. O pentagrama (uma estrela de cinco pontas circunscrita num círculo) representa os quatro antigos e místicos elementos: fogo, água, ar e terra, superados pelo espírito.

Na Wicca o símbolo do pentagrama é geralmente desenhado com a ponta para cima a fim de simbolizar as aspirações espirituais humanas. Um pentagrama voltado com duas pontas para cima é um símbolo do Deus Cornífero.


Pirâmide

É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios.


Plutão

Simboliza a "união planetária, construção da "Aldeia Global", é o novo nascimento do planeta Terra com a união sem fronteiras, acima de credos, cor e raça. Simboliza também a "paz universal" dentro da nova era.


Pomba com Ramo

Simboliza a paz à qual tendem os aquarianos, na esperança de que as águas de Peixes sequem para dar lugar à Nova Era.


Raio

É o reconhecimento do poderio de satanás, senhor Satã, e a disposição de estar a seu serviço.


Signo de Lúcifer

Este sinal é o símbolo da bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de satanás. O ponto são os homens, instrumentos a serviço deste reino.


SS

Usado por grupos nazistas e grupos de Rock também em roupas, broches, tatuagens, etc. Simboliza o louvor e invocação de satanás.


Triângulo

Símbolo com várias interpretações, aliás conciliáveis: luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade.

É um símbolo de manifestação finita na magia ocidental, sendo usado em rituais para invocar os espíritos quando o selo ou sinal da entidade a ser invocada está no centro do triângulo. O triângulo é equivalente ao número três - número mágico poderoso - e é um símbolo sagrado da Deusa Tripa: Virgem, Mãe e Anciã. Invertido simboliza o princípio masculino.

Tem cabalisticamente duas formas de interpretação, define o temário, numero três: causa, ação e reação. É também a força do etéreo quando o vértice está para cima.


Triskle Celta (Símbolo celta)

Associado aos quatro elementos básicos da natureza - a terra, o fogo, o ar e a água - , o triskle celta é o símbolo que sintetiza toda a sabedoria desse povo. Ele representa as três faces da mulher, considerada a expressão máxima da natureza: a anciã, a mãe e a virgem. Usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas - ou seja, a intuição, a ternura e a beleza - e ajuda a obter proteção contra todos os males. A divindade relacionada a esse talismã é a própria natureza, cultuada pelos celtas.


Unicórnio

É o símbolo da liberdade e promiscuidade sexual: homossexualismo, lesbianismo, heterossexualismo, fornicacionismo, sexo grupal, etc.


Urano

Amor à natureza que se expressa através dos movimentos ecológicos. Urano simboliza a harmonia com o cosmo, adoração à deusa Gaia, o que eles chamam de "Lado feminino de Deus".


O Tao ou Yin Yang

A representatividade chinesa do macro e microcosmos e das duas energias que regem das duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; a ordem e o caos; - energias opostas que se complementam. A força intrínseca do Universo convertendo-se ora em uma, ora em outra.


Extraído do acervo: www.jesussite.com.br



ENTENDA MAIS SOBRE OS SÍMBOLOS DA NOVA ERA

Nova Era: SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

A humanidade ao longo de sua existência desenvolveu uma relação de intimidade com o sobrenatural, exteriorizada no culto a Deus e conseqüente observação dos princípios Bíblicos ou no culto às mais diversas divindades originadas no paganismo e nas religiões que se distanciaram dos preceitos apresentados na Bíblia.

A humanidade criou uma série de símbolos, que através do principio de analogia, representa ou substitui a crença ou rituais; por meio da simbologia mística é possível evocar os seres espirituais.

Veja a seguir alguns símbolos que representam os costumes e práticas ligadas à Nova Era.

Elias R. Oliveira

Esta relação de símbolos é uma colaboração do irmão Tomaz Fernandes


Símbolo da Besta

Este número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior freqüência possível para representar a Nova era, segundo os ensinamentos da Alice Bailey, suma-sacerdotisa da Sociedade Teosófica.



Arco-íris


É o símbolo principal da Nova Era, mas apresentado só a metade! Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal". Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala. Na Bíblia, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.



Yin Yang


A representatividade chinesa do macro e microcosmos e das duas energias que regem das duas energias que regem o mundo, yin e yang; o feminino e o masculino; o bem e o mal; a ordem e o caos; - energias opostas que se complementam. A força intrínseca do Universo convertendo-se ora em uma, ora em outra.



Fita entrelaçada Sem Fim


Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os nova-erinos, envolvendo pessoas ou organizações. É usado para uma melhor obediência entre os aliados do movimento Nova Era.



Borboleta


A borboleta é o símbolo próprio dos adeptos da nova era ou dos "aquarianos". Como a lagarta entra no casulo, transforma-se e sai em forma de borboleta, assim a humanidade passa de uma era antiga, transforma-se em todos os sentidos e entra na nova era.



Signo de Lúcifer


Este sinal é o símbolo da bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de satanás. O ponto são os homens, instrumentos a serviço deste reino.




Hexagrama em círculo


É usada pelo movimento Nova Era como símbolo da unificação da humanidade com as forças cósmicas.





Hexagrama de dois triângulos entrelaçados


Formado por dois triângulos entrelaçados (Este símbolo não é a "Estrela de Davi", cujos triângulos são sobrepostos). Simboliza os processos de involução e evolução. Com efeito; o triângulo que aponta para baixo, apresenta a involução da energia divina que desce às formas mais boçais, ao passo que o triângulo voltado para cima indica a ascensão dos seres quer entendem a se divinizar cada vez mais.



Estrela de cinco pontas


As duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significa o homem como deus, no lugar de Deus. É símbolo da adoração a Satanás já estabelecida em várias partes do mundo.



Chifre


Usado em colares, pulseiras, brincos, etc. Simboliza o afastamento de fluídos negativos (mal olhado, olho gordo...).





Mão chifrada


Usado por artistas ligados a um determinado ritmo músical e seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.




Cruz virada para baixo


Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era. Simboliza zombaria da cruz de Jesus.




SS


Usado por grupos nazistas em roupas, broches, tatuagens, etc. Simboliza o louvor e invocação de satanás.




Raio


É o reconhecimento do poderio de satanás, senhor Satã, e a disposição de estar a seu serviço.





Besouro


Símbolo que mostra que a pessoa que usa tem poder dentro do satanismo.






Lua-estrela


Usados em roupas, adereços, artes e também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.




Pirâmide


É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios.





Olho de Lúcifer


Simboliza o olhar de satanás sobre as finanças do mundo. ( ver nota de um dólar).





Cruz suástica


Para o Movimento Nova Era simboliza o movimento cósmico. É bem conhecida sua conotação com a pessoa de Adolf Hitler e seu movimento nazista que dizimou milhões de seres humanos na Segunda guerra mundial. É conhecido, também no Brasil e em outras partes do mundo, o renascimento deste movimento nazista. A cruz suástica é inspiração de chamberlain, um vidente satânico e conselheiro de Hitler. Foi ele que inspirou a Hitler as idéias de um reino de terror e poder.



Anarquia


O movimento prega a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema. Declara a anarquia do inferno a essas organizações que resistem à adesão universal.



Cruz Satânica ou Cruz da confusão


O nome por si já diz o que significa, qual o seu uso, e o objetivo do porque usa.





Cruz de Cabeça para Baixo


É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de "pé-de-galinha". Simboliza a "verdadeira" paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. E esse símbolo simboliza a Igreja de Satã nos Estados Unidos.



Urano


Amor à natureza que se expressa através dos movimentos ecológicos. Urano simboliza a harmonia com o cosmo, adoração à deusa Gaia, o que eles chamam de "Lado feminino de Deus".



Unicórnio


É o símbolo da liberdade e promiscuidade sexual: homossexualismo, lesbianismo, heterossexualismo, fornicacionismo, sexo grupal, etc.




Cruz com laço


Simboliza o desprezo da virgindade, troca da parceiros conforme a escolha pessoal. A Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos "deuses" promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.



Casal Transpessoal


Símbolo do fim do casamento representado pela letra Omega, última letra do alfabeto grego. Os adeptos da Nova Era dizem que o ser humano não deve pertencer a nenhuma família possessiva, mas deve ficar sempre livre para buscar outros parceiros.



Pomba com Ramo


Simboliza a paz à qual tendem os aquarianos, na esperança de que as águas de Peixes sequem para dar lugar à Nova Era.




Cabeça de bode


É um símbolo de zombaria, contrário ao cordeiro de Deus "Jesus".





Mancha


Usada principalmente em automóveis. É uma gota de sangue em zombaria ao sangue redentor de Jesus.





Netuno


Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o "Novo Messias".



Plutão


Simboliza a "união planetária, construção da "Aldeia Global", é o novo nascimento do planeta Terra com a união sem fronteiras, acima de credos, cor e raça. Simboliza também a "paz universal " dentro da nova era.



Olho de Lúcifer


Usado em roupas e outros meios. Simboliza o olho de satanás vendo tudo e chorando por aqueles que estão fora do seu alcance (judeus e cristãos principalmente).



EXTRAÍDO DO ACERVO: www.vivos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário