segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Abatendo o Soberbo e Exaltando o Humilde



TEXTO: 
Provérbios 29.23
A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.

Tiago 04.06
... Pelo que diz: Deus resiste aos soberbos; mas dá graça aos humildes.

INTRODUÇÃO

O homem é um ser totalmente complexo, mas isso assim se fez após a entrada do pecado no mundo, quando um ser maligno usando de artimanha e estratégia, um ser que não devemos menosprezar que outrora tinha sido um querubim ungido e agora é um anjo caído, e ainda carrega consigo uma mente diabólica veio e introduziu dentro da natureza humana um vírus chamado pecado, e daí em diante tudo foi deformado.

O homem vive buscando algo que realmente possa massagear seu ego, que possa o colocar em destaque, que lhe dê um sentimento de onipotência humana, e isso é conseqüência do mal trazido pelo pecado.

Uma das coisas que devemos reconhecer, que todo homem (isso não é regra) em geral buscam o sucesso e quando chegam lá são corrompidos pelo próprio sucesso e se transformam em seres prepotentes. Mas nos esquecemos que chegar no topo pode ser fácil ou difícil, mas ficar no topo é diferente, é um desafio, é ser alvo constantes de pedras e flechas vindas de amigos e inimigos.

Nessa mensagem quero compartilhar de algo que está explicito no contexto bíblico que muitos já compartilharam e dentro desse contexto quero dar minha parcela de contribuição, pois a palavra de Deus se renova todos os dias, e o homem não é o dono da palavra sagrada, mas Deus o é. Então me desejo é como sempre que cada amado irmão abra seu coração e desfrute da palavra de Deus.

A DIFERENÇA ENTRE SOBERBA E HUMILDADE

Para que possamos entender o que vem adiante nessa mensagem, precisamos antes compreendermos a diferença entre a soberba e a humildade, pois muitos e não poucos acabam por terem um entendimento distorcido acreditando que o fato de passar a usar roupas de grifes famosas é soberba e se curvar com o rosto em terra é humildade, e ambas palavras trazem dentro de si uma profundeza maior em seu contexto. Senão vejamos:

SOBERBA:

É o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum. É o orgulho em alto grau; arrogância, presunção; sentimento desdenhoso de superioridade para com o próximo.

HUMILDADE:

Consiste em ter consciência das próprias limitações, não apropriar-se dos dons, valores, qualidades, reconhecendo que tudo se recebeu; tudo o que tem; tudo o que é veio da bondade infinita de Deus. É reconhecer que em alguma área existe alguém mais sábio do que você.

Agora que sabemos o real significado de ambas palavras precisamos reconhecer que acima de nosso entendimento está a palavra de o poder de Deus que antes que o mundo fosse mundo já havia escrito que Ele é soberano e Ele sabe como lidar e tratar com pessoas que reconhecem e praticam quer seja a humildade ou quer seja a soberba. Como disse está explicito na bíblia a história de dois homens que nos mostram muito bem a ação de Deus com esse tipo de pessoa, e assim veremos o agir de Deus no tratamento com tais pessoas. Vejamos primeiro o soberbo.

NABUCODONOSSOR, UM HOMEM SOBERBO

Sou defensor de que para falarmos de alguém devemos antes conhecer este alguém, sabermos quem foi o que esta pessoa fez para chegar aonde chegou. Então vamos conhecer quem foi o rei Nabucodonosor.

Nabucodonosor, um homem audacioso, corajoso que junto com seu pai, Nabupolassar conquistou em dezenove anos quase todo mundo habitado da época . Seu reinado tem início em 604 a.C. Torna-se o principal soberano dessa segunda fase e transforma Babilônia na “rainha da Ásia”. Líder militar de grande energia e crueldade. Possuía um imenso exército e assim ele aniquila os fenícios e obtém a hegemonia no Oriente Médio, com exceção do Egito. Nabucodonosor restaurou a Torre de Babel com 240 m de altura, coisa que 42 reis que o antecederam não conseguiram, e dedicou tal feito ao deus Marduco, o padroeiro da Babilônia. Também criou os jardins suspensos da Babilônia uma das maravilhas do mundo só para agradar sua esposa Amoai, uma mulher que veio de uma área rulicola, plantando fores em cima das muralhas de 22 metros de altura por 42 de largura com 100 portas de bronze. Nabucodonosor criou o maior reservatório de água com cerca de 1000 metros de diâmetro para ser usada na irrigação. Foi no reinado de Nabucodonosor que se iniciou a construção de navios. Na segunda metade do século VI a.C., Nabucodonosor invade e conquista Jerusalém a cidade santa do grande Deus rouba os pertences do templo e realiza a primeira deportação de judeus para a Mesopotâmia, no episódio conhecido como o cativeiro da Babilônia.

DO TRONO PARA O PASTO

O livro do profeta Daniel nos relata no capítulo 4, a partir do versículo 29, que certo dia o rei Nabucodonosor estava andando pelo seu palácio e a soberba lhe invadiu o coração e nesse momento uma voz soberana infinitamente desse do céu e lança o grande rei na condição de animal, onde pêlos cresceram pelo corpo, suas unhas ficaram como a de animais e ele andava pelo pasto comendo como um animal, e por sete anos ficou o grande rei vivendo como um animal.

A soberba precede a queda, e isso nós sabemos muito bem e hoje muitas pessoas tem chegado a local de destaque e assim também estes tem enchidos seus corações da imundícia da soberba. Se achando melhores do que os outros, desfazendo dos pequenos irmãos. Estes acham que seus ministérios são melhores, que seus filhos são melhores, que seu trabalho, seu salário, sua vida, tudo é melhor e com olhares altivos olham para seus irmãos os menosprezando e pisando naqueles que ainda estão por baixo tentando crescer.

Deus vai fazer com que estes provem do pasto, pois chegaram no topo e não valorizaram o favor de Deus, pois Deus disse a Nabucodonosor que Ele é soberano e Ele põe e tira quem Ele quer, e para que soubesse que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens. Deus vai abater o soberbo para que saibam que o Altíssimo tem a soberba como abominação. Nabucodonosor cresceu e chegou ao topo, subiu e atingiu o ápice, mas agora caiu e foi levado para o pasto por encher o coração do mau.

DAVI, UM HOMEM HUMILDE

Como disse precisamos conhecer e saber de quem é que estamos falando, e a história sobre Davi é vasta, mas veja, e conheça um pouco sobre o rei Davi.     Gosto muito de falar sobre o rei David, pois se vamos meditar em um contexto por ele escrito, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.

"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)

Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".

Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus.

Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a Deus compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.

A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchutó, a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas poucas referências sobre quem foi o rei Davi.

DO PASTO PARA O TRONO

Davi era humilhado por seus irmãos e seu pai. Vivia esquecido no meio das ovelhas de Jessé, cheirando a esterco e a urina de ovelha, mas enquanto estava esquecido por sua família ele escrevia cânticos de louvores a Deus. Enquanto estava jogado no campo Davi adorava a Deus e nunca teve olhares altivos, a soberba nunca havia entrado no coração daquele moço    .

E para chegar ao trono Davi tem que trabalhar muito. Davi tem que lutar contra o preconceito de sua família por ter sido ungido pelo profeta Samuel. Davi tem que esperar o tempo de Deus começar a agir em sua vida e logo se depara com um gigante de em nome do Senhor dos senhores ele se vê na obrigação defender o nome de Jeová, não que o Senhor precise de alguém que o defenda, mas Ele procura pessoas que não permitam que se zombe dEle.

Depois Davi tem que ajudar seu inimigo, Saul, que tenta o matar por diversas vezes, e por cerca de dez anos Davi tem que fugir da vingança de Saul. Mas mesmo tendo oportunidades de matar Saul, Davi não faz, pois era homem temente a Deus e sabia que isso não agradaria o coração do Senhor.

Davi sabia que a promessa de Deus era lhe dar o trono de Israel, mas antes ele ainda teria que ser fiel como rei em Hebron, e foi. Agora Davi é chamado para ser rei sobre todo Israel e assim se assenta no trono e se vê rei de Israel.

Sei que hoje mesmo os olhos do Senhor estão procurando homens e mulheres que seja humilde o bastante para os colocarem em posição de rei e rainhas, para os assentarem em tronos de governos, nos quais lhes serão confiados muitas coisas e coisas grandes, pois o Senhor tem prazer em ver um homem humilde.

Deus quer nesse momento lhe dar um trono de paz, alegria, prosperidade, saúde, riquezas e muito mais, mas será que você está disposto a agir como Davi? A esperar na humildade? A lutar pelo nome do Senhor? A conservar seu coração em humildade constante? Assentar-se do trono de sua vida e reinar sobre aquilo que lhe tem causado tristeza e espanto depende de você!

CONCLUSÃO
Seja você uma pessoa humilde de verdade, pois a Deus ninguém pode enganar e saia do pasto do sofrimento, das dívidas, da enfermidade e vá para o trono desfrutar do melhor do Senhor para sua vida. O segredo está dentro de você. Só você pode escolher ser humilde ou soberbo.

| Autor: Pr. Alexandre Augusto | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário