sexta-feira, 15 de junho de 2012

Porque Jesus dobrou o lenço?

João 20:07
 e que o lenço, que estivera sobre a cabeça de Jesus, não estava com os panos, mas enrolado num lugar à parte.






Por que Jesus dobrou o lenço?

 Veja que interessante esta tradição judaica e como ela explica coisas que para nós, talvez, nunca tenha significado nada.
 POR QUE JESUS DOBROU O LENÇO? - O LENÇO DOBRADO   (João 20:7)
 Por que JESUS dobrou o lenço que cobria sua cabeça no sepulcro depois de sua ressurreição?  Alguma vez este fato chamou-lhe a atenção?
 Em João 20:7 -  nos diz que o lenço que fora colocado sobre a face de JESUS, não foi apenas deixado de lado, como os lençóis no túmulo, foi cuidadosamente dobrado...
 A Bíblia reserva um versículo inteiro, para nos dizer que o lenço, foi dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
 Bem cedo, na manhã de domingo, Maria Madalena foi à tumba e descobriu que a pedra da entrada havia sido removida.
 Ela correu ao encontro de Simão Pedro e outro discípulo ... (aquele que JESUS tanto amara): João  e disse ela:
- "Tiraram o corpo do SENHOR e eu não sei para onde o levaram."
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver ...
O outro discípulo passou à frente de Pedro e lá chegou primeiro. Ele parou e observou os lençóis, mas ele não entrou no túmulo.
Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que cobrira a face de JESUS estava dobrado, e colocado em outro lado.
 Isto é importante? Definitivamente sim!
 Isto é significativo? Certamente que sim!
 Para poder entender a significado do lenço dobrado, se faz necessário que entendamos um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época.
 O lenço dobrado, tem  a ver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia essa tradição.
 Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo, ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
 A mesa era colocada ao gosto de seu Amo e, o Servo esperava fora da visão Dele, até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não podia se atrever nunca, a tocar na mesa antes que o Amo tivesse terminado a sua refeição.
 Diz a tradição que ao terminar a refeição, o Amo se levantava, limpava os dedos, a boca  sua barba, e embolava o lenço e o jogava sobre a mesa.
 Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei".
 No entanto, se o Amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo jamais ousaria tocar na mesa porque, o lenço dobrado queria dizer:  "Eu ainda não terminei! Eu voltarei!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário