sábado, 21 de janeiro de 2012

Mas que Homem é Esse?



Durante séculos pessoas de todos os estratos sociais, dos mais variados campos da ciência, da cultura, da política, eruditos, leigos e iletrados fazem a seguinte pergunta: Mas que Homem é Esse?

É uma pergunta que na maior parte dos casos fica sem resposta, ou porque não aparece ninguém para a responder, ou porque não sabem responder, ou por vergonha ou ainda por despeito.

O certo é que Esse Homem revolucionou o mundo e, diariamente se fala d´Ele sobre vários aspectos, os quais têm influência nas nossas vidas. Mas existe algo que nos faz pensar: porque será que a maioria das pessoas fala desse Homem a medo, às escondidas, ou simplesmente O hostiliza? Falando a favor ou contra, é correcto dizer que Esse Homem mexe com a consciência das pessoas. Graças a Deus que os crentes O louvam e O adoram.

Temos lido relatos acerca de grandes e poderosos reis, imperadores, descobridores, cientistas, de pessoas proeminentes mas, acabada a leitura desses relatos é como o espelho. Enquanto estamos à frente do espelho, lá está a nossa imagem, saindo dele, a imagem se desvanece. Mas Desse Homem de quem tanto se fala e se quer saber quem é, subsiste uma imagem ainda que irreal, o medo de O enfrentar, de conversar com Ele e o terror de sermos pecadores. Mas afinal que Homem é esse?

É intrigante ouvir falar de alguém que está no centro de tudo, que protagonizou curas de doenças, que matou a fome a milhares de pessoas, que expulsou demónios, deu vista a cegos, ensinou iletrados e eruditos, derramou amor por onde passava, morreu pregado numa cruz derramando o Seu sangue para remir os nossos pecados, ressuscitou dos mortos e está junto de Deus intercedendo por nós. Daí o questionamento: Mas que Homem é esse? Esse Homem é Jesus Cristo.

Mas, que fez Jesus de tão importante a ponto de abalar a consciência das pessoas e, cuja imagem real não conhecendo, vemos e sentimos? Nenhum ser humano teria capacidade pelos seus feitos, pela sua obra, pelo seu título ou pela sua ciência, de agitar as pessoas através de séculos e de ser o motivo principal da longanimidade de Deus para com a humanidade. Jesus Cristo preencheu todos os requisitos exigidos por Deus para salvar todo aquele que a Ele se chega com arrependimento. Deus recebe-o como filho através da aceitação e reconhecimento da obra vicária de Jesus Cristo. Ao homem é exigido que se arrependa dos seus pecados, se volte para Deus confessando esses pecados e peça perdão. Deus concede a reconciliação e a salvação através da aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Vejamos alguns relatos bíblicos que nos elucidam sobre a resposta que pretendemos saber:

Mateus 8:27- (Discípulos) E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Marcos 4:41 - (Discípulos) Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Lucas 8:25 - (Jesus Cristo) Então lhes perguntou: Onde está a vossa fé? Eles, atemorizados, admiraram-se, dizendo uns aos outros: Quem, pois, é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

Os próprios discípulos e seguidores de Jesus estavam apavorados, atemorizados porque ainda não compreendiam o poder de Deus em Jesus Cristo.

Muitas pessoas, entre os quais reis e presidentes desejavam saber de onde viria Jesus. Mateus 2-4 (Rei Herodes) e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo.

13 (Magos do Oriente)... um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

O pavor atormentava a consciência de Herodes que procurava matar Jesus à nascença. Este é muitas vezes o pensamento de pessoas que não crêem em Jesus. Desejam arrancá-lo de suas consciências, preferindo ficar longe de Jesus.

Agradecemos a Deus pela dádiva de Jesus Cristo que veio a este mundo, nasceu, cresceu e já na idade adulta começava a dar testemunho da vontade de Deus, pelo que João Baptista em Mateus 3-11 diz: Eu na verdade, vos baptizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim (Jesus Cristo) é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos baptizará no Espírito Santo, e com fogo.

Em Mateus 16-17, Baptizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre Ele, e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Marcos 9:7 relata: Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a Ele ouvi.

Temos aqui uma resposta de Deus à nossa pergunta: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo, a Ele ouvi.

Noutra ocasião quando Jesus se transfigurou aos discípulos lemos em Mateus 17:5-6: Estando Pedro ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Os discípulos, ouvindo isso, caíram com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.

Temos aqui, para além da resposta que desejamos, um mandamento: A Ele ouvi. Devemos, por isso, ouvir a Jesus Cristo.

E logo toda a multidão, vendo a Jesus, ficou grandemente surpreendida; e correndo todos para ele, o saudavam. Marcos 9:15.

Ainda assim havia algum desconhecimento, misturado com a curiosidade de saber quer seria tão eminente personalidade e, um dia (Jesus Cristo) ao entrar em Jerusalém, agitou-se a cidade toda e perguntava: Quem é este? E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia. Mateus 21:10-11.

Aqui já as multidões O reconheciam como Jesus o Nazareno, mas apesar de tantas provas infalíveis da sua identidade, permanecia a dúvida e a curiosidade. Lemos em Marcos 2:12 que o paralítico se levantou e, tomando logo o leito, saiu à vista de todos; de modo que todos pasmavam e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa semelhante.

Muitas pessoas ouviam falar de Jesus, mas não o conheciam pessoalmente e, Marcos 5-27 relata que uma mulher muito doente tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto e ficou curada. É com atitudes semelhantes a esta que nos devemos dirigir a Jesus. Decerto, você já ouvir falar de Jesus. Estenda a sua mão, e com fé vá a Jesus. Jesus deseja curá-lo física e espiritualmente. Aproveite a ocasião e se não o fez ainda, entregue-se a Jesus e confie n´Ele.

A Sua fama, porém, se divulgava cada vez mais, e grandes multidões se ajuntavam para ouvi-lo e serem curadas das suas enfermidades. Lucas 5:15.

Jesus reunindo os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios, e para curarem doenças. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas. Herodes, porém, disse: A João eu mandei degolar; quem é, pois, este a respeito de quem ouço tais coisas? E procurava vê-lo. Lucas 9:1-2,9.

Jesus não frequentou Escolas e Universidades mas a Sua sabedoria sobrepujava a de qualquer outra pessoa. Em Marcos 6:2 lemos: Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouvi-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? E como se fazem tais milagres por Suas mãos?

E se maravilhavam sobremaneira, dizendo: Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar. Marcos 7:37.

E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem? Lucas 4:36.

Jesus a dada altura e por saber o que diziam d´Ele, questiona os seus discípulos:

E saiu Jesus com os seus discípulos para as aldeias de Cesareia de Filipe, e no caminho interrogou os discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? Responderam-lhe eles: Uns dizem: João, o Batista; outros: Elias; e ainda outros: Algum dos profetas. Então lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. Marcos 8:27-29.

Testemunho de Pedro a Judeus e gentios:

A palavra que Ele (Deus) enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos); esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do baptismo que João pregou, concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse, não a todo o povo, mas às testemunhas predeterminadas por Deus, a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele depois que ressurgiu dentre os mortos. Este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A Ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Actos 10-36-43

O apóstolo Paulo foi designado por Deus para ser o apóstolo dos gentios (designação dada a quem não fosse judeu). É o nosso apóstolo, dos portugueses, brasileiros, espanhóis, americanos, chineses, indianos, ou seja dos povos de todas outras nações. Devemos, portanto ouvir de Paulo a mensagem do Senhor. Mas Paulo não conhecia a Jesus e por esse motivo perseguia os crentes e a igreja, até que Deus se manifestou a ele para ser nosso apóstolo:

Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho (seguidores de Jesus Cristo), quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Actos 9 1-5.

Paulo converteu-se a Jesus Cristo, entregou-se de corpo, alma e espírito e serviu de testemunha diante de reis, presidentes e para todos os povos.

Enquanto Paulo esperava os seus companheiros de ministério em Atenas, revoltava-se nele o seu espírito, vendo a cidade cheia de ídolos. Argumentava, portanto, na sinagoga com os judeus e os gregos devotos, e na praça todos os dias com os que se encontravam ali. Alguns filósofos epicureus e estóicos disputavam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece ser pregador de deuses estranhos; pois anunciava a boa nova de Jesus e a ressurreição. E, tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois tu nos trazes aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto. Actos 17: 16-20.

Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam, porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Actos 17:30-31.

Ainda hoje muitas pessoas ao ouvirem falar de Jesus e da sua doutrina repetem as mesmas palavras dos eruditos da era de Paulo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falam, pois nos trazem aos ouvidos coisas estranhas; portanto queremos saber o que vem a ser isto?

No livro dos Actos dos Apóstolos e nas suas epístolas, Paulo entrega-nos a mensagem e a doutrina que recebeu de Jesus Cristo, a nós, crentes e a todos quantos Deus chamar. Não queira ficar de fora e receba a mensagem e aceite a doutrina que Paulo enviou especialmente para si.

Quando Silas e Timóteo desceram da Macedónia, Paulo dedicou-se inteiramente à palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Actos 18-5

Irmãos, filhos da descendência de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a nós é enviada a palavra desta salvação. Actos13: 26

Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios, porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. Actos 13: 46-48

Posto isto, estamos em condições de compreender quem é esse homem? Acredito que grande parte das pessoas sabe que Jesus é o Cristo. Todavia, isso não basta. É realmente necessário confessar os pecados e aceitar Jesus como Salvador e Senhor das nossas vidas para garantir a nossa presença na eternidade com Deus.



Helder Flávio Gomes de Morais
http://www.jesussite.com.br/

2 comentários: