terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMO VIVER UM MILAGRE?





Primeiramente vamos entender o que é um milagre.
Na nossa cultura, a palavra milagre está ligada à uma concepção de Deus que criou uma ordem natural que só pode ser suspensa por intervenção dele.
Milagre é um evento sobrenatural, inexplicável, que causa estranheza e admiração. Só é entendido como tal pela fé. Mas apenas fé basta para se crer em um milagre? O que a Bíblia diz? Quais a características de um milagre bíblico?
Assim sendo veja exemplos de milagres:
Quando uma pessoa é curada de um câncer terminal, incurável pela medicina, isto é milagre.
Quando alguém se livra de um acidente fatal, isto pode ser um milagre, dependendo da fé, ou do ponto de vista da pessoa.
Quando alguém deixa de ir a uma viagem em que aconteceu um acidente, e todos morreram, isto pode ser um milagre, dependendo da fé, ou do ponto de vista da pessoa.

A fé é a força motriz do milagre.

Diz o Evangelho que, quando Jesus chegou à cidade de Cafarnaum, um centurião se aproximou e lhe suplicou para que curasse o seu servo, que estava de cama, em casa, e sofria muito. Jesus consentiu e disse ao homem que o acompanharia à sua casa. Mas o centurião disse: "Senhor, eu não sou digno de que entre em minha casa. Diga uma palavra e o meu servo será curado." O próprio Cristo ficou tão admirado com a fé do centurião. "Seja feito conforme a sua fé", disse. E o servo ficou curado. Mateus capitulo 8
A passagem bíblica ensina que a força motriz dos milagres está mesmo na fé. Ela pode se manifestar sob a forma de uma promessa, de uma oração profunda. Aquele que crê busca e encontra respostas a seus pedidos e aflições.
Entendendo esses princípios vamos fazer uma pergunta:

Existem falsos milagres?

Observe não estamos dizendo aqui que não existem milagres, mas simplesmente estamos colocando a hipótese de existirem milagres falsos.
O que a Bíblia relata:
Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo da Samária, e dizendo ser ele uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até o maior, dizendo: Este é o Poder de Deus que se chama Grande. Eles o atendiam porque já desde muito tempo os vinha fazendo pasmar com suas artes mágicas. Atos 8: 9-11. O meio espírita já foi abalado muitas vezes por pessoas se dizendo a encarnação de um certo espírito o “Doutor Fritz” e semelhante ao texto bíblico, eles todos se mostraram ser enganadores.

Ainda existe a possibilidade do emocional e subconsciente humano agir, provocando uma cura ou doença, a prova disso é justamente alguns remédio de açúcar que os médicos receitam para seus pacientes, para testar a carga emocional da doença, ou seja, se a doença é verdadeira ou emocional. No caso das religiões feiticistas, se alguém crê, que foi enfeitiçado, certamente ele assimilará os efeitos dos feitiços, sejam eles eficientes ou não, como um hipocondríaco da fé.
Então entendemos o seguinte: Existem falsos milagres, motivados por enganadores e pela própria vontade humana, também.

E como Deus não quer que fiquemos enganados, vejamos como é um milagre bíblico verdadeiro.

1º Um milagre bíblico é comprovável, antes e depois do milagre, ou seja, tem-se como mostrar como as coisas eram antes do milagre.
O ex-endemoniado: Chegando-se a Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, sentado, vestido, e em perfeito juízo; e temeram. Marcos 5:15
O cego de nascença: Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto, quando mendigo, perguntavam: Não é este o mesmo que se sentava a mendigar? Uns diziam: É ele. E outros: Não é, mas se parece com ele. Ele dizia: Sou eu. João 9:8-9
Um milagre bíblico tem de ter testemunhos de vizinhos, amigos, conhecidos, médicos, exames, etc. Caso contrario não é confiável.

2º Um milagre bíblico é perfeito e completo, não deixa marcas do estado anterior, nem seqüelas de doenças curadas, ou seja, se a pessoa sente ainda sintomas da doença, ela não está curada, se somente ela se sente melhor, então o milagre não aconteceu.
O coxo de nascença anda e salta: e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Atos 3:8
A carne de Naamã ficou melhor do que antes: Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. II Reis 5:14

3º O milagre bíblico é instantâneo: Não há tempo para a pessoa curtir o processo de cura, procurar um médico, ver o milagre agindo como um remédio comum, a pessoa simplesmente sente-se curada, e pronto.
A mulher com fluxo de sangue - E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal Marcos 5:29
O cego Bartimeu Marcos 10:52, O coxo de nascença Atos 3:7, O leproso Mateus 8:3, O Centurião Mateus 8:13, etc.
Se o milagre não se realizar imediatamente, não foi um milagre, ele ainda não aconteceu.
Só existe na Bíblia um caso de cura que não se deu imediatamente, O cego de Betsaída, Marcos 8:24-26. O cego não enxergou imediatamente, mas, a cura não espera outro encontro, não há tempo para voltar para casa, para ver pela metade, Jesus faz a cura completa imediatamente. A explicação para este ocorrido tem a ver com a aldeia, pois era de pessoas incrédulas, e por causa disto Jesus fez poucos milagres ali. Inclusive recomendando ao homem não voltar a aldeia.

Recapitulando: O milagre bíblico possui três características básicas:

1º É comprovável – tem testemunha

2º É perfeito – Não deixa seqüelas

3º É imediato, instantâneo

Outra colocação importante. Se o milagre é movido pela fé, quando ele não acontece, de quem é a culpa?
De Deus, do necessitado de milagre ou de quem pede o milagre?

Pedindo permissão a Cristo para parafrasear uma palavra divina eu diria:
Ainda que tivesse a fé do tamanho de um monte não conseguirias mover um grão de mostarda!
Porque quem faz o milagre é Deus e a fé é só o canal que Deus usa, não é o fim, o objetivo de tudo, a mola mestra.
Certa vez Jesus estava orando e os discípulos não conseguiram expulsar um demônio, perguntando os discípulos em particular a Jesus ele lhes respondeu:
... Por causa da vossa pouca fé... Mateus 17:20
Então a causa do milagre não acontecer é a pouca fé de quem orou, de quem pede, não é de Deus, nem do necessitado, afinal endemoniados, lunáticos, loucos e mortos não tem consciência de nada muito menos fé.
Outra coisa muito mal entendida é justamente está: Jejum e oração não expulsam demônio nenhum. O que Jesus quis dizer é que, aquela casta de demônios muda e surda só pode ser expulsa por uma pessoa que esteja em comunhão com Deus, que é para isso que serve o jejum e a oração, ou seja, Jesus disse aos seus discípulos.
Vá orar e jejuar, para entrar em comunhão com Deus.


Por Rubens S.Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário