segunda-feira, 10 de outubro de 2011

5 atitudes para um progresso espiritual

Autor: Pastor Jonas Rodrigo Bezerra.


Colossenses 2 :6-7

6 Ora, como recebeste Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,
7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

Aqui nesse texto, vemos os deveres de quem almeja obter um progresso na vida espiritual.

O primeiro passo é relatado no versículo seis, que diz: "Andai nEle".

O mundo tem passado por grandes mudanças, o ser humano, na medida em que o mundo tem se modificado, tem buscado mais ocupações, e normalmente tem se preocupado ao extremo devidos as inumeras tarefas do dia, sua vida passou a ser uma rotina que não pode ser quebrada pois se deixar pra o dia seguinte se transforma em uma bola de neve incontrolável. Dessa feita, quando haverá um tempo para Deus?

Quando muitos, ouvem essa pergunta dizem: Ainda está cedo. Tenho muitas outras coisas. É difícil, no momento não, mais quem sabe outro dia! Você me entende não é? Não quero ir por empolgação!

Aqui nesse versículo diz claramente que o desejo de Paulo para a igreja de colossos é um progresso espíritual, se vocês repararam aqui está se referindo a igreja de colossos, a membros, a irmãos, pessoas de frequência na igreja!

Isto indica que muitos que estão em nosso meio estão desligados, não estão andando com Cristo, por isso, a primeira atitude de quem tem um objetivo de crescimento espiritual é "andar nEle".

Em Gênesis 17 :1 diz: Quando atingiu "Abrão", a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; "anda" na minha presença e sê perfeito.

Notem aqui neste texto que Deus ainda não havia mudado o nome de "Abrão", ou seja, ele estava iniciando sua trajetória de fé; Deus por sua vez o convida a andar na presença dEle.

Desde os primórdios o homem tentou andar com Deus mas não da forma em que Deus queria andar com o homem, mesmo se o ser humano tentasse o pecado fazia a separação (Isaias 59 :1-2); Eis que a mão do Senhor não está encolhida, paara que não possa salvar; nem seus ouvidos surdos para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

Por isso, foi necessário Cristo vir ao mundo e mostrar o caminho para "andar com Deus"; Ele disse na sua palavra relatado em um texto muito conhecido no evangelho de João 14 :6; Eu sou o "caminho", a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

O caminho para andar nele está revelado em Cristo, quando não usurpou de ser igual a Deus, mas se esvaziou assumindo a forma de servo, para que nós que almejamos um crescimento andemos como Ele andou, sejamos como Ele foi, façamos o que ele fez. Ele é o espelho! Em quem a igreja deve refletir!

Em 1 João 2:5-6 diz: Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele;
Aquele que diz que permanece nele, esse deve andar como ele andou.

2º) NEle radicados - O significado da palavra radicados é, "criar raiz"
João 15:1-16:

Jesus, a videira

1 Jesus disse:
Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.
2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.
3 Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.
4 Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.
6 Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.
7 Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.
8 E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.
9 Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.
10 Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.
11 Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
12 O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.
13 Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.
14 Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.
15 Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.

O segredo para estar enraizado em Cristo é guarda a sua palavra.

3º) E edificados - Praticar a palavra de Deus é um exercício diário para obter um edificação sólida.

Vejam o texto em Mateus 7: 24 e 25:

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

Quando Jesus explicou essa passagem ele estava ensinando a cavar fundo para alcançar a rocha sólida, pois na região onde Ele vivia era uma região considerada arída, e por ser arída ao se construir uma casa era necessário que cavasse fundo para alcançar a rocha sólida, então viver no envangelho é necessário que se cave fundo para encontrar a rocha sólida, e os instrumentos para cavar é, a prática da palavra, a oração e o jejum, uma vida em comunhão com Cristo.

4º) Confirmados na fé, tal como fostes instruídos - É permanecer inabalável naquilo a qual fostes instruídos, sem dar ouvidos as heresias com a qual o joio tenta implantar nas igrejas.

1 Corintios 15:33: "Não vos enganeis as más companhias corrompem os bons costumes".

Esse texto relata que aquele que almeja viver piedosamente deve tomar cuidado com as más influências, pois elas corrompem os bons costumes. Imagine uma parede sólida sendo atingida por fortes golpes de marretas, se não houver uma intervenção logo essa parede por mais que seja sólida ruirá e até cairá por ter.

Você precisa de uma intervenção, uma ajuda que vem de Deus para isso se desligue das más companhias que Deus o ajudará a se fortalecer.

5º) E por fim - Crescendo em ações de graças: Ter um coração de gratidão por que essa a vontade de Deus:

1 Tessalonicenses 5:18
Em tudo, daí graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Deus vos abençõe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário