segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O MAL DO SÉCULO!

Autor: Pastor Jonas Rodrigo Bezerra.


Ansiedade o mal do século!


Mateus 6:25-34

25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) De certo, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.


Ansiedade hoje é um mal que atinge grande parte da humanidade, grande parte de muitos problemas de saúde hoje está ligado a esse mal.
Cinco coisas representam esse grande mal, que não sendo controlado por nós trará resultados catastróficos em nosso organismo e influenciará em nosso estado espiritual.

1º) A ansiedade é irracional-
Por que ela não age pela razão, ela é externa, ou seja, vem de fora pra dentro, ela é carnal e não durável.

Vs.25 -


Jesus destaca a seguinte frase nesse versículo:

Por isso, vos digo: "não andeis ansiosos quanto à vossa vida", pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

Jesus aborda nesse texto o ato do ser humano deixar de agir com o coração, e praticar o ato de agir com a razão, por que o coração do homem é enganoso.
- Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?(Jeremias 17:9). Por isso o ser humano deve ter uma visão de mudança, de solução em meio aos problemas, quer sejam espirituais, financeiros ou enfermidades.

Em 1Reis 17:1-16 diz:

 Elias prediz contra Acabe e é sustentado pelos corvos
1 Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 Depois, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
3 Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 4 E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5 Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7 E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
A viúva de Sarepta
8 Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.
11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.
12 Porém ela disse: Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.
13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho.
14 Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias.

Aqui nesse texto em que acabamos de ver relata a posição do homem de Deus, profeta Elias,em relação a circunstância pela qual ele vivia, Acabe começa a reinar em Israel e Samaria, se casa com uma mulher pelo nome de Jezabel filha de Etbaal rei dos sidônios. A partir de então Acabe se torna um devoto a baal um "deus" entitulado pelos cananeus de o supremo deus do sol, responsável pela germinação e crescimento da lavoura, pelo aumento dos rebanhos e pela fecundidade das famílias. Em tempos de seca e peste, sacrificavam-lhe vitímas humanas para apaziguar a sua ira (2Reis 16:3; 21:6; Jeremias 19:05). Elias sabendo que o rei havia se corrompido, e que Jezabel estava sendo a "voz ativa" dentro do reino de Israel e Samaria, se levanta como uma voz profética e prediz uma seca que duraria alguns anos, problema esse que afetaria até mesmo a sua vida se ele não tivesse uma visão de agir pela razão, pois após sua ordem profética de grande seca ele recebe uma orientação que vem da parte do Senhor Deus, ele poderia ficar alí, seu coração estava em Israel e foi por Israel que ele se revoltou, mais ele não agiu com o coração e sim pela razão. Essa mesma razão que fez com que ele tranquilizar-se a viúva de Sarepta, pois ele sabia que se Deus o enviou para aquele local, por uma razão lógica ele iria subrir a necessidade dele e da viúva. Por isso, "agir com a razão é melhor do que agir com o coração".

2º) A ansiedade é um problema que ataca a emocional -

Nesse ponto Jesus cita dois exemplos:

Vs.26, 28 e 29 -

26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Jesus cita "algo natural"(aves do céu e lirios do campo), para contrariar a ansiedade que é um problema que ataca a área emocional.

* Então o primeiro exemplo: "As aves do céu" - Para contrariar a falta do alimento.
* E o segundo exemplo: "Liríos do campo" - Para contrariar a falta de roupas.

 3º) A ansiedade ela é improdutiva -

Vs.27 - E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

A única coisa em que ela produz é a depressão e a depressão mata!

4º) A ansiedade é desnecessária -

Vs.30 - Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?

* Deus quer carregar sua bagagem

(Mateus11:28-30):

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Salmo 37:5):
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

5º) A ansiedade é não cristã-

Vs. 31 e 32 parte a -

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.)

Foi feito uma pesquisa sobre pessoas que morrem com problemas ou adoecem e descubriram que:

* 40% dos problemas nunca existiram;
* 30% já aconteceu, mas não foi superado;
* 12% afetam somente jovens e crianças;
* 10% são enfermidades que nunca existiram;
* 8%  são verdadeiras.

Isto significa que 92% é falta de "renuncia".

Renuncie esse mal, existe um antídoto para isto;

Vs.32 e 33 -

32 De certo, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Faça como Ana em 1 Samuel 1:1-19, era provocada por Penina que era mulher de seu marido Elcana, porquanto carregava consigo a dor de não poder ter filhos, a provocação alimentou nela o desejo de buscar ao Senhor Deus em oração, essa atitude fez com que Deus respondesse esse clamor e voto, obteve então assim a respostas de seu pedido e as provocações tornaram-se passado em sua vida, seu filho cresceu e se tornou um grande homem de Deus.
Então se levante, sacode a poeira e de a volta por cima, pois Deus tem se lembrado de você!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário